segunda-feira, 24 de junho de 2013

O Método Psicogenético - Parte III (Pedagogia: Reprodução ou Transformação (Lauro de Oliveira Lima)


Livro: PEDAGOGIA: REPRODUÇÃO OU TRANSFORMAÇÃO
Lauro de Oliveira Lima Editora Brasiliense. Primeiros Voos Nº 9 /1982
O MÉTODO PSICOGENÉTICO
Parte III
Se a inteligência, pois, desenvolve-se tanto ontogénica (individualmente) quanto filogeneticamente (complexidade do produto social), isto é, se a inteligência é uma construção histórica que, no caso da criança, acompanha seu crescimento biológico, (na medida em que o meio apresenta estimulações), a forma de educar deve ser PSICOGENÉTICA (educação pela inteligência).
O método psicogenético, pois, consiste em acompanhar, passo a passo, o desdobramento das possibilidades genéticas do crescimento das crianças para apresentar situações que estimulem a construção de estruturas “cada vez mais móveis, mais complexas, mais amplas e mais estáveis”. E em que consiste “criar condições”? Consiste em criar situações graduadas e sequenciais (de acordo com os estádios de desenvolvimento) em que o comportamento (sensório-motor verbal e mental) seja “forçado” a construir estas estruturas (equilibração entre assimilação e acomodação ou autorregulação entre o organismo e o meio: equilibração majorante). O organismo (a mente) só faz o esforço de construir novas estruturas, se entrar em desequilíbrio, isto é, se tiver que enfrentar um problema. Se não há desequilíbrio, se a situação não é nova e problemática, o organismo (a mente) tende a permanecer como estava (como é óbvio). Mas os organismos não vivem isolados (já vimos a importância da “população” no processo vital). Ora, o homem não é social (por instinto): tem que se socializar (aprender a cooperação). Desta forma a situação nova (problema) não deve ser proposta ao indivíduo, mas ao grupo. Ao resolver cooperativamente o problema, o indivíduo socializa-se. E aí temos os dois marcos fundamentais do método psicogenético: a) criar situações-problema compatíveis com o nível de desenvolvimento e b) estimular a dinâmica de grupo (afetividade, cooperação, socialização).
A atividade que se solicita do educando, pois, é inventar modelos de ação (podendo transformá-los em teorias, doutrinas, objetos, ferramentas, máquinas) e descobrir como funciona a realidade (criar, inclusive, modelos que ajudem a compreender a realidade). As disciplinas que concretizam modelos de ação são a matemática, a lógica, a moral, o direito, a política, a linguística, etc. e as que descrevem como funciona a realidade são a física, a química, a geologia, etc. e aí temos os dois polos entre os quais oscila o processo educativo: a) desenvolvimento progressivo da operatividade (subjetividade) e b) reconhecimento ou construção da realidade (objetividade). Na ultimação do primeiro processo (a) estão o pensamento operatório e o dialético. Quando ocorrem, têm por objetivo fornecer meios de ação eficazes e efetivos (êxito) ao indivíduo (comportamento procedural). O segundo processo (b) ocorrendo, tem por objetivo permitir ao indivíduo a concepção do modelo da realidade em que está inserido (compreensão – comportamento presentativo).
Mas o ser humano é capaz de a) ter desejos incompatíveis com as possibilidades de realização e b) dar interpretações imaginativas da realidade, cujo nexo é apenas a significação (“tudo pode significar tudo” = função semiótica). É o reino do vivencial e do afetivo objetivado pelo jogo simbólico (imaginação) e pelos produtos artísticos, reino em que o êxito e a compreensão são meros faz-de-conta. Por não ser objetivo este plano de ação, no deixa de ser essencial (em muitos momentos é o único que conta, como em alguns momentos lúdicos e nos altos níveis de afetividade). A educação não pode ignorar este aspecto fundamental do ser humano em que envereda na fantasia da imaginação e na onipotência dos desejos (pensamento simbólico ou função semiótica).

A construção destes modelos (sensório-motor, verbal e mental) é descrita por uma ciência denominada psicogenética. Mas quando a criança aparece no contexto histórico da vida grupal, já existe acumulado vasto arsenal de conhecimentos (em forma mental, verbal ou material), produtos culturais em suas formas terminais (não revelam, à primeira vista, o processo de sua construção: o número, por exemplo, aparece como noção sem história, o que não é verdadeiro, como se comprova). Descobrir como o conhecimento acumulado se formou ao longo da história da humanidade (como se a humanidade fosse um só homem que aprendesse, indefinidamente) constitui, hoje, uma ciência denominada epistemologia genética (história da noção de medida, por exemplo). Saber esta história ajuda, fundamentalmente, a criar situações para o desenvolvimento destas noções na criança. E aí temos as duas condições fundamentais da formação do futuro professor: psicogenética e epistemologia genética.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

O Método Psicogenético - Parte II

Livro: PEDAGOGIA: REPRODUÇÃO OU TRANSFORMAÇÃO
Lauro de Oliveira Lima Editora Brasiliense. Primeiros Voos Nº 9 /1982

O MÉTODO PSICOGENÉTICO
Parte II

Suponhamos que desejássemos construir um robô com possibilidade de praticar o máximo de ações (maximização) da melhor forma possível (otimização), mas não soubéssemos que circunstâncias solicitariam dele a atualização ou combinação das ações. Em que direção dirigiríamos nosso esforço construtivo? Evidentemente, na direção de criar o máximo de possibilidades de composição de movimentos (ações) para que o robô pudesse enfrentar qualquer situação. Entre estas combinações prováveis deveria estar a possibilidade de cooperação (fato sociocultural e político). O robô mais perfeito não seria o que tivesse o mais completo elenco de comportamentos estocados, mas o que fosse capaz de fabricar – aqui e agora, de acordo com a situação – o comportamento adequado (abertura para todos os possíveis), precisamente o que ocorre no desenvolvimento da inteligência. Uma situação é letal para um organismo na medida em que ele não dispõe da possibilidade de construir o comportamento adequado para enfrentá-la. As articulações de uma bailarina podem, por exemplo, impedi-la de dançar o balé, cujas formas exijam combinações de movimentos incompatíveis com suas articulações. Educar, por tanto, é estimular o desenvolvimento no indivíduo de estruturas com o máximo de possibilidades combinatórias intensas, pois as situações imprevisíveis, da mesma forma como o máximo de organização social é a que permita alta possibilidade de combinações entre os indivíduos, na conciliação dos interesses individuais (pacto social – “lei do máximo de lucros e mínimo de perdas”.). A educação, pois nada tem a ver com a “fixação da aprendizagem” (memorização, exercitação, adestramento, aquisição de habilidades, formação, etc.) Pelo contrário, consiste na estimulação de comportamentos (individuais o coletivos) originais e flexíveis, capazes de compor qualquer solução (criatividade).
Ora, o processo intencional (por oposição ao instinto e ao hábito que são automatismos inatos ou adquiridos) de fazer combinações comportamentais (isolada ou coletivamente) chama-se inteligência: capacidade de, ante uma situação nova ou problemática (presente, passada ou futura), construir por combinação o comportamento (sensório motor, verbal e mental) que a solucione (transpor obstáculos ou vencer ameaças ao organismo). Esta capacidade combinatória intencional (ligação de meios e fins) progride do nascimento à idade adulta, em estádios sucessivos (sensório motor, simbólico, intuitivo, operatório concreto e operatório abstrato), em rigorosa sequência, buscando estruturas “cada vez mais móveis, mais complexas, mais amplas e mais estáveis”, na medida em que exista estimulação do meio. Esta progressão, em certo nível, deixa de ser estritamente individual, passando a ser coletiva (cooperação: organização social). Pode-se, pois dizer que educar é estimular o desenvolvimento da inteligência.
Para alguns, esta meta pedagógica excluiria, por exemplo, a afetividade, a moral, os ideais. Ocorre que afetividade é, simplesmente, o tônus (comer vorazmente, abraçar carinhosamente, tratar o outro respeitosamente) com que uma ação (individual, mútua ou coletiva) é praticada, constatando-se que as possibilidades de estabelecer relações afetivas (amar, associar-se, respeitar o outro, cooperar, etc.) aumentam com o aumento do nível de desenvolvimento da inteligência (sensório-motora, verbal e mental). A cooperação (organização social) e os níveis elevados de consciência moral correspondem a altos níveis do desenvolvimento da inteligência. Aliás, não seria compreensível que os níveis sucessivos de Inteligência não interferissem na afetividade, na moral, no direito, na política, etc. Seria uma “esquizofrenia” cindindo o ser humano em duas metades independentes. Toda atividade (beijar, copular, construir uma mesa, pensar, etc.) apresenta dois aspectos: a) o modelo estratégico da ação que depende do nível da inteligência do agente e b) o tônus (interesse, garra, motivação, emoção positiva ou negativa) em que a ação é feita. É evidente que comportamentos altamente operatórios exigem refinada afetividade, caso contrário o impacto das emoções primárias perturbariam a construção de as filigranas destes modelos de comportamento. A afetividade varia com o nível de compreensão que o sujeito tem da situação. Variam, pois, os níveis de afetividade de acordo com o nível de inteligência!

domingo, 16 de junho de 2013

Pedagogia, Reprodução ou Transformação - O Método Psicogenético - Parte I

Livro: PEDAGOGIA: REPRODUÇÃO OU TRANSFORMAÇÃO
Lauro de Oliveira Lima Editora Brasiliense. Primeiros Voos Nº 9 /1982

Introdução.
O processo educativo começou como uma simples puericultura e iniciação tribal. Aos poucos se foi espraiando ao longo do crescimento da criança, atingindo praticamente todo o período que antecede à maturidade. Fixou-se de forma sistemática nos cursos elementar, médio e superior, num período de cerca de dezesseis anos, dos seis / sete anos aos vinte e três/ vinte e quatro anos. Neste momento, dá-se um vigoroso alargamento deste período para baixo (pré-primário) e para cima (pós-graduação), sem se falar na “educação de adultos” e na “educação permanente”: chegamos, pois, à educação total. Não é mais o interesse de uma classe ou um momento histórico que está em jogo, mas o destino da humanidade. Chegou, pois, o momento de definirmos em que consiste esta ingerência no comportamento dos indivíduos, como são as pessoas que as instituições e as pessoas que a realizam e com que propósito, isto é, chegou a hora de dizermos O QUE É PEDAGOGIA?

O MÉTODO PSICOGENÉTICO
Parte I
... a pedagogia é a prática que tem por objetivo interferir, intencionalmente, e de forma sistemática, no processo generativo do ser humano, com o propósito de criar condições para que se atualizem todas as possibilidades construtivas do código genético na pressuposição de que: a) a construção do indivíduo resulta de interações do genoma (hereditariedade e o meio ‘cósmico’, psicológico e sociocultural) e b) o indivíduo vai atuar dentro de um grupo sociocultural com determinado nível civilizatório, em transição, devendo não só assimilar as regras, valores e símbolos de seu grupo (reprodução da sociedade), como também atuar dentro dele para que prossiga sua evolução (história). Em outras palavras a ontogênese (desenvolvimento do indivíduo, da fecundação ao estado adulto) ocorre dentro do processo filogenético (ou histórico). Ambos os processos são probabilísticos (dependem de interações imprevisíveis, formas e conteúdos), não se podendo colocar como meta (objetivo) da educação um modelo final fixo a alcançar de indivíduo ou de sociedade a alcançar, (a evolução não vai de alfa a ômega, como supôs T. Chardin: é apenas um processo probabilístico, de autorregulação cuja direção (telenomia) depende em cada momento da maior probabilidade, que aumenta à medida que aumentam as possibilidades de combinação).
Observando-se o que ocorre na ontogênese (desenvolvimento individual) e na filogênese (história dos modelos de organização social), pode-se dizer que ambos os processos se fazem no sentido de uma estruturação mais ampla e mais estável com partes, elementos ou subconjuntos cada vez mais móveis, o que permite variações compositivas de comportamento e de organização que tendem para o infinito (“abertura para todos os possíveis”). Este aumento de operatividade (majorância progressiva) permite alcançar os dois objetivos vitais dos organismos vivos: a) a ampliação do espaço vital e b) o aumento do nível de segurança (capacidade de enfrentar, com probabilidades progressivas de êxito, as agressões do meio e a entropia). Temos, pois, à nossa disposição, não um modelo acabado de HOMEM e de SOCIEDADE como meta da educação, mas a direção da maximização e da otimização do comportamento individual (sensório-motor, verbal e mental) e do comportamento coletivo (cooperação ou organização social e política da sociedade). É imprevisível (probabilismo) a forma que tomará o comportamento individual ou coletivo nos graus sucessivos de maximização e de otimização (majorância), pois tudo dependerá dos elementos em jogo. O que se sabe é que a progressão e um processo de autorregulação (equilibração), o que permite criar, artificialmente (intencionalidade), situações de desenvolvimento individual e de evolução coletiva: a intervenção no processo consiste na desequilibração, precisamente o que ocorre no processo espontâneo (“O comportamento como motor da evolução” – Jean Piaget).

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