segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Afinal, que é educar? 1º parte

Temas Piagetianos
AO LIVRO TÉCNICO S.A
Indústria e Comércio
Rio de Janeiro – RJ / 1984
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Afinal, que é educar? 1º parte
Educar: dopar, doutrinar, inculcar ou desenvolver a capacidade de escolher, de optar, de reelaborar? Afinal, qual é a melhor doutrina: a sua ou a minha? Sócrates não doutrinava: fazia (como Descartes) a dúvida metódica. Não peço licença para doutrinar: peço que se dê oportunidade de o jovem escolher.
Nas sociedades antigas (em Roma, por exemplo e entre os nossos índios) o diploma de término de curso chamava-se «iniciação». O Aurélio define assim a palavra «iniciação»: «Etimol. Cerimônia, processo ou série de processos correspondentes às diversas classes de idade, com que os jovens são iniciados nos ritos, nas técnicas e tradições da tribo, e assim preparados para a admissão na sociedade dos adultos». No mundo moderno, o processo de iniciação denomina-se «sistema escolar» e a cerimônia final chama-se «diplomação». A antiga «iniciação» era feita pelos sacerdotes, magistrados e, nas tribos, pelo pajé. Hoje, os “iniciadores” chamam-se “professores”, isto é, aqueles que professam, (propagam, preconizam, apregoam). Raro é o professor que tenha nítida consciência desta sua função. Eles pensam que ensinam matemática, inglês, física, e educação física...
É porque os professores perderam o sentido histórico da sua profissão que se criaram as cadeiras de Moral e Civismo e de OSPB. Quando os professores fracassam criam-se cargos novos para suprir suas deficiências; orientador educacional, supervisor, diretor de escola, inspetor, técnico de educação, etc. A sociedade confia que os mestres encarregados de ensinar os ritos, técnicas (profissionalização), tradições e ideologia da tribo (dos adultos que dirigem a sociedade) desempenhem leal e espontaneamente, a função que lhes foi atribuída e paga a peso de ouro (professores mal remunerados podem sabotar a tarefa que lhes foi confiada). Há professores desleais que, pagos para iniciarem os jovens na “mentalidade coletiva” da tribo (ver Durkheim), começam a incentivar os jovens a não acreditarem nos ritos, provérbios, tradições, slogans, organização social dos adultos que estão pagando seu trabalho (sociedade adulta) ... Mais: se são demitidos e perseguidos, consideram-se vítimas de injustiça! Como se vê, esses professores desconhecem, totalmente, a finalidade de sua função ou são sabotadores conscientes da estabilidade histórica da tribo (da sociedade adulta ou da ordem constituída). Há uma espécie de professor ainda mais perigoso, não cobra, rigorosamente, dos adultos (dos iniciados) a demonstração (provas e exames) de que estão preparados para entrar no corpo social adulto. O verdadeiro mestre é rigoroso e reprova, sem piedade, todos que não assimilam as tradições da tribo. Daí a necessidade de provas e exames sucessivos, com a apoteose final do vestibular, onde são escolhidos os futuros sacerdotes, guerreiros, cientistas, economistas, professores, etc. da tribo (a través de curso universitário).


Fevereiro, 1979 (continua)

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