Livro: PIAGET.
Sugestões aos educadores
Vocabulário
Introdução aos
conceitos fundamentais das teorias de Jean Piaget.
Editora
VOZES
Lauro de
Oliveira Lima
Acomodação (aprendizagem e aumento de conhecimento) (Pág. 146/147)
Obs: As palavras acima são
referências que lhe ajudarão a compreender melhor a palavra em destaque.
reestruturação | invenção | evolução |
"aprendizagem" | descoberta | comportamento |
problema | dificuldade | conformação |
perturbação | pedagogia | |
agressão do meio | reorganização | |
assimilação | cibernética | |
esquema de ação | feedback | |
paradigma | regulação | |
reconstrução | imitação | |
combinatória | jogo simbólico | |
novidade | complexificação |
A acomodação é a
reestruturação do esquema (estratégia) de assimilação (não há acomodação senão
no curso de uma assimilação). A acomodação é a “aprendizagem” ou o aumento de
conhecimento, modificação operativa na forma de agir (pensar). Diante de uma
dificuldade (problema), o organismo (a mente): a) recua ou desiste da atividade;
b) deforma a situação (mecanismo de defesa ou jogo simbólico) para adaptá-la
aos esquemas de assimilação; c) reestrutura o esquema de ação (acomodação). Adaptação. Feita a reestruturação, o
organismo (a mente) passa a dispor de um novo esquema de ação que deve ser
alimentado (diz-se que houve uma “equilibração majorante”). Essa forma de agir
ocorre em todos os níveis do desenvolvimento. A “mudança de paradigma” na
pesquisa científica é simplesmente uma “acomodação”. A teoria anterior (esquema
de assimilação) não conseguiu explicar (assimilar) totalmente a situação.
Quando a criança de colo modifica sua maneira de agir para superar uma
dificuldade, faz uma acomodação. Por aí se vê que o aumento de conhecimento
(aprendizagem) depende de uma reestruturação do comportamento (motor, verbal ou
mental), provocada por um problema (e aí temos uma nova pedagogia). Desta
explicação piagetiana decorre o axioma: “não se aprende nada inteiramente novo”
o conhecido corresponde à assimilação (o novo é a acomodação). Piaget já quase
não falava em assimilação-acomodação. A teoria da equilibração ou da auto
regulação explica melhor o que ocorre entre o sujeito e o meio. Note-se que a
acomodação pode ocorrer entre esquemas (os esquemas se assimilam mutuamente),
caso em que, em vez de adaptação ao meio, houve reorganização motora, verbal ou
mental). Quando o organismo (a mente) perde a capacidade de reestruturar-se, o
organismo (mente) deixou de desenvolver-se.
Na linguagem
cibernética (que Piaget adota em parte), a acomodação é o efeito do feedback (regulação),
com a diferença de que Piaget fala em “equilibração majorante” ou ultrapassagem (complexificação da
estrutura). A acomodação é a subordinação do organismo ao meio (a imitação é o
melhor exemplo de acomodação). Há assimilação sem acomodação (jogo simbólico
das crianças) mas não há acomodação sem assimilação, mesmo porque a assimilação
é uma reestruturação da acomodação. – v. Adaptação
A acomodação
consiste na complexificação (combinatória) de esquemas anteriores (aumento de
mobilidade do esquema). Para Piaget, a evolução é também uma acomodação (“o
comportamento como motor da evolução”). Note-se que a expressão acomodação nada tem a ver com o seu
sentido corriqueiro (conformação). É precisamente o contrário um esforço de reestruturação
para enfrentar as perturbações do meio.
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