Livro: Piaget. Sugestões aos educadores
Vocabulário Piagetiano
Lauro de Oliveira Lima
Editora Vozes
Introdução aos conceitos
fundamentais das teorias de Jean Piaget.
Conceito:
Comunicação
É o processo que torna
“comum”, a duas ou mais pessoas, uma experiência (vivência) anteriormente
individual. Para que uma experiência se comunique é preciso que seja codificada
num sistema de símbolos-signos e descodificada pelo receptor. A comunicação é sempre
bipolar. Distingue-se da mera informação
em sentido contrário do mesmo valor. Só há comunicação se os comunicadores
estiverem no mesmo nível de operacionalidade e usarem um código comum. A
comunicação é um fenômeno de grupo (a informação pode ser para a multidão). Se
não houver um mínimo de nivelamento, pois, não existe grupo por falta de
comunicação. Ora, quanto mais comunicação, mais logicização e mais codificação.
A comunicação supõe significantes artificiais, convencionais e de alta
generalidade (aceito por todos). Dessa forma o que se ganha em singularidade,
perde-se em comunicação. Daí a incomunicabilidade do vivencial (declarações de
amor, por exemplo). O instrumento de manifestação vivencial, pois, não é o
código linguístico convencional regido pelo pensamento lógico. É a
singularidade motivada pelo pensamento simbólico (produção artística). A obra
artística não comunica, manifesta (na
medida que não é um código convencional). O observador é que tem de ler a obra
e interpretá-la, segundo as induções processadas em suas próprias vivências. A
comunicação é um processo grupal de cooperação. E a cooperação exige a renuncia
à singularidade. Daí os equívocos das relações amorosas.
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