Livro: Piaget. Sugestões aos educadores
Vocabulário Piagetiano
Lauro de Oliveira Lima
Editora Vozes
Introdução aos conceitos
fundamentais das teorias de Jean Piaget.
Conceito: Adaptação
Assimilação, acomodação, “feedback”,
cultura, jogo simbólico, objetividade, “mecanismo de defesa”, psicanálise.
Obs:
As palavras acima são referências que lhe ajudarão a compreender melhor a
palavra em destaque
“Gosto mais de falar em
adaptação-equilíbrio entre assimilação e a acomodação. Na adaptação temos dois
polos: a) indivíduo-assimilação e b) objeto acomodação” (Jean Piaget). Tem-se a
impressão de que a adaptação é sempre a subordinação do organismo ao meio, o
que não é verdade. A criança pequena, por exemplo, faz a sua adaptação (princípio
do prazer) através de pura assimilação, deformando o objeto (jogo simbólico).
Mas não há acomodação sem assimilação, pois a acomodação é reestruturação da
assimilação. Quando a assimilação e a acomodação se compensam, há equilibração
(auto regulação): os erros são corrigidos e os excessos compensados (feedback). Na adaptação temos vários
vetores: a) o organismo (a mente) modifica o meio (objeto) para adaptá-lo à sua
forma de ação (cultura); b) o organismo (a mente) “deforma” o objeto (o meio)
não tomando conhecimento de seus atributos (assimilação pura deformante do
“jogo simbólico” das crianças e dos “mecanismos de defesa” a que se referem os
psicanalistas); c) o organismo (a mente) se modifica (acomodação) para
adaptar-se ao objeto (imitação). Equilibração
seria o meio-termo em que o organismo modifica o objeto (meio) e também se
modifica, partindo de clara e progressiva objetividade (na medida em que a objetividade é possível)
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