Livro: Piaget. Sugestões aos educadores
Vocabulário Piagetiano
Lauro de Oliveira Lima
Editora Vozes
Introdução aos conceitos
fundamentais das teorias de Jean Piaget.
Conceito:
Linguagem
“Hermine Sinclair pôde
demonstrar as relações entre o desenvolvimento das operações e da linguagem. O
ponto-chave da pesquisa foi demonstrar que o desenvolvimento da linguagem não
determina o desenvolvimento paralelo das operações, ao passo que o contrário é
verdadeiro. As ideias de Chomsky estão mais próximas de minhas concepções”
(Piaget). Não aceita, contudo, o mestre o inatismo do Chomsky, considerando que
a “lógica da linguagem” é uma transposição para o plano linguístico da “lógica
das ações” (o atraso da aprendizagem da linguagem nas crianças, na visão de
Piaget, decorre da necessidade de construir-se primeiro a inteligência
sensório-motora, cujas estruturas irão ser “dubladas” em forma de linguagem).
Não aceita também (como Chomsky) que a infinita criatividade do processo
linguístico tenha por base reflexos condicionados (embora o idioma seja
aprendido por imitações, a criança que nunca ouve, por exemplo, fazi (ouve apenas fiz), começa dizendo fazi, que
é a forma paradigmática (gramática de Chomsky) dos verbos em er (comi, bebi,
etc.).
Nenhum comentário:
Postar um comentário