Lauro de Oliveira Lima. Livro: Temas piagetianos.
Ed. Ao Livro
Técnico
“É necessário criar
uma nova forma de pensar”
Einstein (parte 2)
EINSTEIN
E PIAGET
A concepção de tempo,
espaço, velocidade, simultaneidade, (conceitos eminentemente físicos) varia ao
longo do desenvolvimento da criança, de forma radical, como se em cada estágio
do desenvolvimento a criança assumisse a forma de um “Einstein” paleontológico.
Certa vez conta Piaget, Einstein (após de ouvir uma das suas conferências)
pediu-lhe que investigasse como as crianças concebem, sucessivamente, a
simultaneidade e a velocidade. Quando em outro encontro, Piaget transmitiu-lhe
os resultados (que, por acaso confirmam as teorias einsteinianas), Einstein
empolgado, comentou que a psicologia era ainda mais complexa que a física.
Ora, essa transitividade
da maneira de pensar não foi sequer incorporada pelos psicólogos e educadores,
da mesma forma como a maioria dos físicos e matemáticos não incorporaram ainda
a teoria da relatividade em sua maneira rotineira de pensar. Serão precisos
séculos para que as ideias de Einstein sejam digeridas pela humanidade, em seu
dia a dia. O mesmo acontecerá, em ciências humanas, com Jean Piaget, cujo
centenário ocorrerá ás vésperas do ano 2000 (ele nasceu a 9 de agosto de 1896,
em Neuchâtel, na Suíça)
Abril, 1979
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