Livro: Piaget. Sugestões aos educadores
Vocabulário Piagetiano
Lauro de Oliveira Lima
Editora Vozes
Introdução aos conceitos
fundamentais das teorias de Jean Piaget.
Conceito: Ação
(atividade)
“No começo está a ação...”
A vida psicológica é simplesmente a atividade (comportamento) do organismo
interiorizada, a) primeiro em representação
(intuição), b) depois em operação (pensamento hipotético-dedutivo,
lógico-matemático ou formal).
Toda ação, evidentemente,
é acompanhada da atividade neuroquímica e elétrica dos neurônios. Se
imaginássemos essa atividade cerebral sem a respectiva atividade motora (sem
gestos), teríamos uma ideia aproximada do que seja o pensamento (o pensamento é
sempre acompanhado por uma atividade motora residual, sobretudo dos olhos). A
ação pode aparecer também como verbalização
(lógica das proposições) e tem a) uma estratégia (forma, modelo) e b) um tônus (modalidade, intensidade). Fala-se
portanto em: a) ação sensório-motora;
b) ação verbal; c) ação mental (simbólica ou operatória).
Como a ação tende a organizar-se segundo modelos matemáticos, pode-se
identificar, por exemplo: a) a lógica das ações, b) a lógica das proposições y
c) a lógica matemática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário