Livro: Piaget. Sugestões aos educadores
Vocabulário Piagetiano
Lauro de Oliveira Lima
Editora Vozes
Introdução aos conceitos
fundamentais das teorias de Jean Piaget.
Conceito:
Centração
É o fenômeno psicológico
de fixar a atenção (percepção ou representação) num só ponto de totalidade. À
medida que promove movimentos de pesquisa na totalidade (descentração), o
pensamento vai criando reversibilidade e operacionalidade. La centración é a
explicação para a falta de mobilidade operatória da intuição. Não se deve
esquecer de que o pensamento é movimento. A centração pode ser afetiva ou
intelectual, produzindo o egoísmo (afetivo) e o egocentrismo (intelectual). Os
indivíduos centrados (intuitivos, egocêntricos e egoístas) não podem pertencer
a grupos por falta de capacidade de cooperação e entendimento do ponto de vista
do outro, concentrando as cargas afetivas num só elemento do grupo (subgrupo).
A centração pode aparecer como uma “ideia fixa” num conceito, num indivíduo ou
num objeto. É a antioperação. A centração perceptiva ou de representação é num
ponto, desprezo dos demais pontos de vista (v. Teste das montanhas). A
centração (característica da percepção) revela a ausência de flexibilidade do
comportamento. Daí Piaget falar em “atividade perceptiva” por oposição à
“percepção primária” (comum a todos os mamíferos). A “atividade perceptiva”
descongela a “dureza gestáltica” (lei da boa forma da percepção). Quando Piaget
fala em “revolução copernicana do eu”
(por analogia ao heliocentrismo – Galileu- Copérnico – Kepler), significa que o
eu deixou de ser um referencial
privilegiado (centração) para ser um “objeto” como outro qualquer entre os
demais.
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