Lauro de Oliveira Lima. Livro: Temas piagetianos.
Ed. Ao Livro
Técnico
O jogo como forma de aprendizagem
Jogo
vs. “ordem unida” – Homo Ludens vs. Homo Faber – O jogo como plenitude da
capacidade operativa – Inteligência: quebra da rotina de funcionamento – A
felicidade é inteligente – Algoritmos (fórmulas) e estratégias (jogo) –
Aprender é jogar.
(Parte 2)
Como se vê, o propósito da educação não é o
desenvolvimento da inteligência (jogo), mas a criação do automatismo
(exercício). Todo processo educativo realiza-se como se o ser humano não fosse
um animal inteligente. Ora, o que está em jogo é, precisamente, a inteligência
(criatividade), pois as rotinas sociais, por si, são suficientes para criar
hábitos, costumes, automatismos, (mesmo antes de existirem escolas, as crianças
aprendiam os costumes e técnicas de sua tribo). Já que a vida social não é
lugar próprio para o exercício da inteligência, pelo menos a escola deveria ser
essa ilha sagrada onde a criatividade, a invenção e a descoberta tivessem
oportunidade de manifestar-se. Mas, ao que parece, há um complô da sociedade
inteira para evitar que a inteligência quebre as rotinas estabelecidas.
“Pode-se dizer que o único professor que realmente educa é o instrutor
de educação física, na medida em que ensina a jogar...”
Um dia compreender-se-á
que o processo educativo (a didática, a pedagogia) consiste, apenas, em
transformar as situações em jogo (jogo motor, jogo verbal, jogo mental). Uma
situação enfrentada através do jogo equivale, estritamente, à utilização da
inteligência em sua forma mais pura. Usar a inteligência é, portanto, variar ao
infinito as estratégias com que a situação é abordada. Nesse sentido, tanto o
filósofo quanto o matemático são jogadores. O físico teórico e o técnico do
laboratório exercem atividades epicamente lúdicas. A discussão didática
promovida pelo sociólogo também equivale a um jogo mental (onde se buscam as
soluções possíveis dos problemas previstos). O jogo é a única atividade
tipicamente humana. Promover o jogo é hominizar o homem.
Agosto, 1979
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