Por que Piaget?
A educação pela inteligência
Lauro de Oliveira Lima
Editado pelo SENAC
São Paulo – 1980
IX – A CONSTRUÇÃO DA INTELIGÊNCIA E A CONQUISTA DA
OBJETIVIDADE NA CRIANÇA (ONTOGÊNESE) E NA HUMANIDADE (FILOGÊNESE) –
Uma nova teoria do comportamento e da evolução.
“Chegou
o tempo de novas alianças entre a história dos homens,
sua
sociedade, seu saber e a aventura da exploração da natureza”
Prioigini (Prêmio Nobel de Física e
Strengers,
“La Nouvelle Alliance”
Gallimard, 1980.
“Quando se faz uma
adição… sabe-se fazer todas as adições”
Jean Piaget
ALGUNS POSTULADOS
QUE J. PIAGET PRETENDE TER COMPROVADO.
2 ª parte
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A
tendência do organismo (de todo organismo) é: a) ampliar seu espaço vital e b)
aumentar seu poder (de ataque e de defesa) perante a realidade (sobrevivência);
dessa forma não se limita a um
equilíbrio (homeostase) com relação ao meio; toda vez que supera um desequilíbrio (lacuna, agressão,
perturbação, etc.) aumenta sua operatividade (equilibração majorante) e nisso
consiste o desenvolvimento mental
(ontogênese) e a evolução da espécie
(filogênese).
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O
desenvolvimento mental da criança (ontogênese) e a evolução da espécie humana
(filogênese), pois, consistem num aumento
progressivo (equilibração majorante) da operatividade (motora, verbal e mental), segundo modelos
matemáticos (categorias, morfismos, funções, estruturas-mães, etc.).
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O comportamento ou atividade,
(motora, verbal e mental) tende a manifestar-se, ao longo do desenvolvimento e
da evolução, segundo modelos cada vez mais móveis,
amplos, abrangentes e plásticos, até alcançar a possibilidade de todas as combinações possíveis (abertura
para todos os possíveis): o máximo de equilibração corresponde ao máximo de
possibilidades (flexibilidade).
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Segundo
J. Piaget, a evolução, ao chegar num determinado primata, implodiu os
instintos, substituindo-os pela inteligência (capacidade de enfrentar as
agressões do meio, mediante construção de estratégias originais). O homem não
só não tem instintos como não tem categorias
a priori (segundo o modelo kantiano): tudo na criança e na humanidade irá
ser construído a partir de um a priori
funcional (modelo de funcionamento: equilibração majorante).
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A
construção do comportamento (motor, verbal e mental) passa por etapas bem
nítidas que se seguem em rápida sequência (estádios), construção probabilística
que se constitui por auto regulação (semelhante à homeostase e à homeorese da
embriologia biológica). Essa construção é uma probabilidade, dependendo de
solicitações (agressões) do meio (desequilíbrios que exigem reequilibração
majorante).
... (Continúa)
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