domingo, 21 de abril de 2013

“... haverá uma revolução no que concerne aos papéis de aluno e professor.”

Mutações em educação segundo Mc Luhan*

Lauro de Oliveira Lima
Editora VOZES. Coleção: Cosmovisão 1. 17º edição.

13 “... haverá uma revolução no que concerne aos papéis de aluno e professor.” (P.44)

O professor – informador e o aluno – ouvinte serão substituídos pelo professor – animador e o aluno – pesquisador, mutação que já pode ser realizada amanhã, pois não exige investimentos com recursos materiais. O problema da pesquisa versus ensino será superado pela generalização da pesquisa: tudo na escola do futuro será atividade de indagação e desafio para descoberta de soluções novas. A velocidade da substituição do conhecimento eliminará a ideia de ensino e desafiará a pesquisa em todos os domínios mesmo das crianças do jardim de infância (ver Arte Infantil). A escola não será a “casa dos professores” mas a “casa das crianças” como já queria Montessori: a medida de sua organização não será o adulto mas seu mini – habitantes. Como na Idade Média, quando foram fundadas as universidades, os professores serão escolhidos pelo aluno, uma vez que serão meros “experts” a sua disposição. É mesmo possível que a função do professor despareça por generalização: todos os adultos passarão a ser “professores” das novas gerações como foi na aldeia tribal ... A ideia de ensino será substituída por uma auto – aprendizagem (ver A Escola Secundária Moderna) cabendo ao professor organizar criar situações (animador) em que os jovens se disponham a utilizar a informação de que está prenhe o ambiente. Ora, utilizar a informação do ambiente é simplesmente pesquisar. A atividade do aluno não se distinguirá, fundamentalmente, da do cientista. Não se tratará (como diz Mc Luhan) da mera dramatização do processo de redescoberta, mas de uma atividade, realmente, original. Dada a velocidade da mudança, o desafio que se proporá ao aluno versará sobre o “próximo passo” disparando um processo universal de criatividade. Também o operário da fábrica será desafiado a inventar a próxima máquina dando, realmente, um sentido construtivista universal à atividade humana. Em vez de cultivar-se a tradição, projetar-se-á, permanentemente, o futuro. Em vez de estudar-se história far-se-á prospectiva. Ora, tudo isto retira ao professor seu trunfo histórico de “depositário do conhecimento”: ele terá que colocar-se perante o desafio na mesma posição indagadora do aluno, podendo seus resultados inferiores aos obtidos pelos jovens, mesmo porque os jovens não possuem os percalços dos quadros mentais esclerosados próprios dos adultos.
Pags.27 e 28

*Herbert Marshall McLuhan (21 de julho de 191131 de dezembro de 1980) foi um filósofo, erudito e educador canadense. Professor de literatura inglesa, crítica literária e teoria da comunicação, McLuhan é reconhecido como um dos fundadores dos estudos sobre os meios, e passou para a posteridade como um dos grandes visionários da presente e futura sociedade da informação. No final dos anos 60 e princípios dos 70, McLuhan criou o termo aldeia global para descrever a interconexão humana em escala global gerada pelos médios eletrônicos de comunicação. É famosa sua sentença "o meio é a mensagem".

Um comentário:

  1. QUE O SUPREMO DEUS CONTINUE ENVIANDO SUA BÊNÇÃO AO PROFESSOR QUERIDO E BENÉFICO PARA TODA HUMANIDADE.

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