domingo, 13 de outubro de 2013

PROFESSOR - ACIMA DE QUALQUER SUSPEITA... - PARTE 1

Livro: PEDAGOGIA: REPRODUÇÃO OU TRANSFORMAÇÃO
Lauro de Oliveira Lima Editora Brasiliense. Primeiros Voos Nº 9 /1982
PROFESSOR - ACIMA DE QUALQUER SUSPEITA...

Primeira Parte

Se num hospital os doentes começarem a morrer sistematicamente, a primeira suspeita é que os médicos são incompetentes. Se o edifício ameaça ruir ou as barrancas da estrada deslizam, todos apontam o engenheiro que os construiu como responsável. Se as safras anuais não alcançam o nível de rendimento previsto, provavelmente os agrônomos não exerceram bem suas funções. Se a empresa vai à falência, é que tem um mau administrador. Mas se os alunos não aprenderem... se são reprovados em massa, é que o professor é rigoroso! ... Em síntese, o professor é o único profissional acima de qualquer suspeita. Segundo afirmam os manuais tradicionais de pedagogia, a função do professor seria ensinar, e “se o aprendiz não aprendeu o professor não ensinou” – diz um slogan do TWI, método de ensino criado durante a última guerra pelos norte-americanos para apressar o treinamento de pessoal destinado às indústrias. Já é tempo de parar com esta mania de atribuir-se todo fracasso escolar aos alunos. Os genitores, por exemplo, mais honestos que os professores, criaram uma ESCOLA DE PAIS, na qual procuram descobrir seus próprios defeitos e falhas.
É preciso inventar um sistema de avaliação da competência e da personalidade do professor, sobretudo considerando-se que para esta profissão, salvo as exceções de praxe, acorrem os que não têm competência e/ou coragem para enfrentar o vestibular das “grandes escolas”, como medicina e engenharia. Nos cursos superiores de matemática, física e de biologia, invariavelmente optam pelo magistério os piores alunos, como se as escolas fossem a lata de lixo profissional. É sabido que os profissionais que fracassam em suas próprias profissões, vêm, quase sempre, refugiar-se no magistério. Os baixos salários pagos aos professores afastam desta carreira as inteligências mais brilhantes. Todas estas causas que se acrescentam ao desprestígio histórico da função (na Alemanha, por exemplo, os mutilados de guerra eram nomeados professores, sem se indagar sobre sua formação), reduzem o magistério à verdadeira sucata profissional, de onde emergem, aqui e ali, mas raramente, como a flor dos pântanos, verdadeiras “vocações” de educadores.
Existe uma constelação de especialistas (orientador, instrutor, repetidor, ortofrenista, logopedistas, neuropsicólogo, psicopedagogo, etc.) cuja função é recuperar os alunos que não conseguem aprender. As faculdades de psicologia expelem, anualmente, verdadeiro exército de especialistas em psicologia clínica (psicoterapia) cuja clientela serão os “mutilados” do sistema escolar, e ninguém suspeita quem seriam os responsáveis por esta “carnificina”. Nenhuma empresa, instituição, indústria, hospital trabalharia com a cota de fracasso do sistema escolar (evasão e reprovação), fato que vem de longe sem sensibilizar os professores e administradores resposáveis por este insucesso catastrófico. É imensa a literatura sobre crianças que não obtêm bons resultados nas escolas, e em torno delas fervilha um exame de especialistas cujo êxito profissional depende do fracasso escolar. Se o sistema escolar, de repente, ganhasse eficiência quanto à aprovação e a evasão, milhares de especialistas ficariam sem emprego e os quadros administrativos implodiriam por excesso de matrícula. Não existe, contudo, um único livro sobre a “incompetência dos mestres” para não se falar em ausência de diagnóstico referente a professores narcisistas, sádicos, ignorantes, blasés, enrolões, irritadiços, imaturos, neuróticos, etc., presença ameaçadora cuja hipótese dever-se-ia levantar, mesmo que não fossem sintomáticas as condições de recrutamento do magistério. Há professores que sequer aprendem a falar em público, apesar de precisarem passar a vida toda discursando... Quem ministra cursos de reciclagem sabe como o magistério está repleto de indivíduos imaturos, com grave problema pessoal, incapazes de enfrentar situações de tensão y de transmitir aos jovens um modelo de personalidade resolvida, donde não terem a mínima condição de motivar seus alunos para uma atividade produtiva. As crianças e os jovens, como os cães, logo percebem que o professor é mais inseguro que ele próprio y que nada dele poderão obter em matéria de orientação vital (Lebensplan). Jamais poderiam portanto, adotar processos didáticos, como a “dinâmica de grupo” em que explodem todos os problemas soterrados pela repressão familiar, escolar e cultural (a metodologia adotada não decorre, portanto de posições teóricas e / ou do reconhecimento da superioridade técnica de determinados processos pedagógicos, mas de problemas de insegurança pessoal). Provavelmente, grande parte do fracasso escolar é culpa exclusiva dos professores e da imensa máquina burocrática em que está encastelado (do bedel ou inspetor de classe ao Ministro da Educação).
Só teoricamente o objetivo do professor é ensinar. A maioria dos professores comporta-se como carcereiros ou guardas que vigiam o trabalho forçado dos presídios. Não tem a mínima preocupação sobre se está havendo, de fato, aprendizagem, certos de que dispõem das provas e exames para forçarem os alunos recalcitrantes a estudar (a parca aprendizagem que aparece nunca ocorre em classe, mas nas vésperas dos exames, portanto como efeito da coação). Grande parte de seu tempo é dedicada à disciplina, como ocorre no exército.

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