terça-feira, 4 de março de 2014

Conceitos de Afetividade - Vocabulário

Na segunda parte do livro do Professor Lauro de Oliveira Lima, “Piaget, Sugestões aos Educadores”, Editora Vozes, encontramos um verdadeiro tesouro para aquelas pessoas interessadas no estudo dos conceitos fundamentais de mestre genebrino.
Com o título, “Vocabulário. Introdução aos conceitos fundamentais das teorias de Jean Piaget”, o professor Lauro de Oliveira Lima explicita noções fundamentais das mesmas que nem sempre aparecem de forma clara nas diferentes traduções e versões, isto somado às próprias dificuldades que os conceitos específicos apresentam.
Neste blog selecionaremos alguns desses conceitos para que o leitor experimente a grande valia deste vocabulário como guia ou orientação de seus estudos.
Também colocaremos frases do professor e de outros pensadores que aparecem no Vocabulário e que são pequenas gotas de epistemologia genética que nos fazem pensar y refletir.
¡Boa leitura!

“Vocabulário. Introdução aos conceitos fundamentais das teorias de Jean Piaget”.
Conceito: Afetividade
(página 150)
forma                                                               estratégia                                           motivação
escala de valores                                            neuroquímica                                     adrenalina
energética                                                       necessidade                                        tônus
Para Piaget os fenômenos psicológicos são sistemas diferenciados de atividade (motora, verbal e mental). A atividade tem duas variáveis: a) uma forma ou estratégia e b) uma energética ou tônus. Estratégia é a inteligência, e a energética, a afetividade. A energética varia de acordo com a necessidade (motivação). O grau de pressão da atividade determina o nível de interesse e os dispêndios de energia. Uma atividade (motora, verbal, ou mental) se realiza com maior o menor grau de interesse (Tônus ou afetividade). O indivíduo esfaimado, por exemplo, come com mais sofreguidão. O jogador empenhado na vitória do seu time joga com alto tônus energético. Quanto mais um objeto (e o objeto pode ser uma pessoa) corresponde à satisfação de uma necessidade (e quanto mais a necessidade é fundamental) mais “afetado” (energizado-tonificado) é o comportamento (motor, verbal ou mental). Cada indivíduo estabelece uma escala de valores ou de prioridades com relação às suas necessidades, podendo fazer de uma delas, por exemplo, um ideal ou objeto (pessoal) privilegiado de seu “amor”. Se compararmos o comportamento com uma partitura musical podemos dizer que a variação sequencial das notas na pauta é a inteligência e as notações sobra a forma de execução a afetividade.

“No desenvolvimento do pensamento operatório, o problema é compreender as relações e as transformações”. (L.O.Lima)

“Aqueles que, neste país, há tanto tempo, refletem sobre os métodos usados no ensino primário, estão cada vez mais convencidos de que são péssimos porque não são adaptados ao estádio mental, moral, e físico das crianças” (USA – Sheldon, 1967).

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