quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Adaptação (Vocabulário Piagetiano)

Livro: Piaget. Sugestões aos educadores
Vocabulário Piagetiano
Lauro de Oliveira Lima
Editora Vozes
Introdução aos conceitos fundamentais das teorias de Jean Piaget.
Conceito: Adaptação
Assimilação, acomodação, “feedback”, cultura, jogo simbólico, objetividade, “mecanismo de defesa”, psicanálise.
Obs: As palavras acima são referências que lhe ajudarão a compreender melhor a palavra em destaque
         “Gosto mais de falar em adaptação-equilíbrio entre assimilação e a acomodação. Na adaptação temos dois polos: a) indivíduo-assimilação e b) objeto acomodação” (Jean Piaget). Tem-se a impressão de que a adaptação é sempre a subordinação do organismo ao meio, o que não é verdade. A criança pequena, por exemplo, faz a sua adaptação (princípio do prazer) através de pura assimilação, deformando o objeto (jogo simbólico). Mas não há acomodação sem assimilação, pois a acomodação é reestruturação da assimilação. Quando a assimilação e a acomodação se compensam, há equilibração (auto regulação): os erros são corrigidos e os excessos compensados (feedback). Na adaptação temos vários vetores: a) o organismo (a mente) modifica o meio (objeto) para adaptá-lo à sua forma de ação (cultura); b) o organismo (a mente) “deforma” o objeto (o meio) não tomando conhecimento de seus atributos (assimilação pura deformante do “jogo simbólico” das crianças e dos “mecanismos de defesa” a que se referem os psicanalistas); c) o organismo (a mente) se modifica (acomodação) para adaptar-se ao objeto (imitação). Equilibração seria o meio-termo em que o organismo modifica o objeto (meio) e também se modifica, partindo de clara e progressiva objetividade (na medida em que a objetividade é possível)


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