quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Comunicação (Vocabulário Piagetiano)

Livro: Piaget. Sugestões aos educadores
Vocabulário Piagetiano
Lauro de Oliveira Lima
Editora Vozes
Introdução aos conceitos fundamentais das teorias de Jean Piaget.
Conceito: Comunicação
         É o processo que torna “comum”, a duas ou mais pessoas, uma experiência (vivência) anteriormente individual. Para que uma experiência se comunique é preciso que seja codificada num sistema de símbolos-signos e descodificada pelo receptor. A comunicação é sempre bipolar. Distingue-se da mera informação em sentido contrário do mesmo valor. Só há comunicação se os comunicadores estiverem no mesmo nível de operacionalidade e usarem um código comum. A comunicação é um fenômeno de grupo (a informação pode ser para a multidão). Se não houver um mínimo de nivelamento, pois, não existe grupo por falta de comunicação. Ora, quanto mais comunicação, mais logicização e mais codificação. A comunicação supõe significantes artificiais, convencionais e de alta generalidade (aceito por todos). Dessa forma o que se ganha em singularidade, perde-se em comunicação. Daí a incomunicabilidade do vivencial (declarações de amor, por exemplo). O instrumento de manifestação vivencial, pois, não é o código linguístico convencional regido pelo pensamento lógico. É a singularidade motivada pelo pensamento simbólico (produção artística). A obra artística não comunica, manifesta (na medida que não é um código convencional). O observador é que tem de ler a obra e interpretá-la, segundo as induções processadas em suas próprias vivências. A comunicação é um processo grupal de cooperação. E a cooperação exige a renuncia à singularidade. Daí os equívocos das relações amorosas.


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